O Blog é uma das estratégias importante da comunicação virtual, essa ferramenta nos auxilia na interação e compartilhamento de ideias, como as trocas neste sentido são extremamente de conhecimento e aprendizado. Acredito que ao criar uma ferramenta que possa lhe ajudar em seu desenvolvimento intelectual como Blog você passa a ser o agente deste conhecimento, pois, é de sua responsabilidade o que transfere a sua rede virtual sendo um sujeito ativo nesta tecnologia.
É importante selecionar o assunto que será exposto em seu blog para que não haja excesso de informação ou até mesmo poluição virtual. Esta ferramenta facilita sua aprendizagem, pois, lá você encontra dicas, ideias, comentários, trocas de materiais didáticos, claro tudo isso vai depender por qual assunto você procura interagir. O blog é uma linguagem mais simples com textos mais curtos que tem em seu objetivo uma estratégia de produção virtual.
Cabe salientar que quanto mais estratégias for usada pelo professor em favorecimento do aluno em EAD contribuirá muito ao seu conhecimento, é importante fazer uso de e-mail, fórum, chat, essas ferramentas tem finalidade de mediar as relações sociais que ocorre entre os indivíduos, pois causam sensações e emoções, pois, não é somente tecnologia mas também um ser humano que interage e troca conhecimento guiada por um computador.
Com toda essa globalização as pessoas estão cada vez mais buscando sua autonomia virtual na construção do saber x aprender.
Bem interessante seu texto sobre blogs! Concordo que o blog como ferramenta pedagógica pode ser muito útil. No próximo post vc pode indicar um vídeo ou entrevista?
ResponderExcluirabraço, Graziela
Gostei muito de seu blog e realmente, a busca pelo conhecimento usando as tecnologias (blog, chat, fórum...) leva a uma aprendizagem mais significativa.
ResponderExcluirPartindo dessas questões, não é dificil perceber que a formação docente precisa ser repensada, e novas estrategias necessitam ser previstas, em função das novas formas de pensamento, de expressão e relação entre sujeitos e grupos que estão emergindo na era da tecnologia virtual, é mais do que adaptarmos a toda essa modalidade, pois, somos os protagonistas e mediadores deste conhecimento.
ResponderExcluir